quinta-feira, 11 de maio de 2017

Fia-te na Virgem e não corras!



Vivo nas barbas de Fátima! O marcador Fátima deste blogue assinala o que penso, sobre o que vejo, sobre o que respeito e não respeito. À minha porta passam peregrinos, dia e noite, respeitados, apesar de escolherem o Caminho do Sofrimento, desrespeitados pelo Caminho que lhes traçaram. É uma dor de alma ver estas almas palmilhando o asfalto dos cabrões quando poderiam calcorrear os carreiros das cabras.
Sou recorrente nesta observação, mas enfim, não há Junta de Estradas, nem Santa Madre Igreja, nem Grupo de Escuteiros que queira indicar melhor caminho: sem perigo de atropelamento, não há peregrinação, não há teste às graças do Céu. 

Mas volto a este tema porque hoje, mesmo hoje, vi uma senhora peregrina, só - que é a forma mais perfeita de se ser peregrino - atravessar a passadeira aqui do burgo de pés descalços. Abeirei-me sem piedade, solidariedade ou curiosidade, foi um ato de mero observador:
- Já observou que não leva nada calçado?!
- Venho de Vila Nova de Poiares descalça! Num país de católicos, ainda não se abeirou de mim uma única alma que me tenha oferecido umas alpercatas! Quando chegar ao santuário vou roubar os primeiros que estiverem à mão! Dirão:- É ladra! Responderei:- Sou cristã!

Tudo é de todos! "Bens em comum" - a máxima dos primeiros cristãos. Se uns sapatos não estiverem calçados, quem terá o direito dos reclamar? Os sapatos a quem caminha!

Nota: Coloquei o título, coloquei-me a escrever, coloquei-me a vaguear, a caminhar pelas palavras...
mas também já não vou emendar - é um bom título: "Fia-te na Virgem e não corras"! 
O texto não condiz mas é o povo que o diz! 
Outra nota: Quando me abeirei da senhora eu vinha a sair das piscinas municipais - estava descalço!

Sem comentários: